INTRODUÇÃO A ARQUITETURA

O que é uma construção bela? Quais as qualidades que tornam essa ou aquela obra agradável aos nossos olhos?
Sem oferecer respostas prontas, a arquitetura relata concepções e provoca reflexões sobre aspectos nem sempre óbvios dos ambientes que nos cercam.
A beleza na arquitetura está intimamente associada à felicidade e ao bem-estar das pessoas. Afinal, belas obras possuem a capacidade de provocar boas sensações, enquanto lugares desagradáveis podem ser verdadeiros convites à infelicidade.
No entanto a importância da arquitetura vai além das questões materiais e visíveis, pois o interesse pela estética, funcionalidade, conforto, decoração, design, equaciona o contentamento das pessoas que estarão usufruindo o lugar, resultando em grandes benefícios peculiares além da valorização do imóvel.
A sensibilidade à arquitetura é capaz de alterar o que sentimos, se a nossa felicidade depender da cor das paredes ou do formato de uma porta, do tipo de luminária, piso, cortina, móveis, formato do telhado,... o que acontecerá conosco na maioria dos lugares que somos forçados a olhar e habitar? Muitos dos detalhes de cada de ambiente são importantes ser valorizados formando uma composição de acordo com a personalidade de cada um e ao tipo de construção e do design de interior.
A disposição dos ambientes por questões funcionais de circulação, dimensões e conforto por insolação e ventilação são as necessidades básicas que todo o projeto de arquitetura compõe.
Todos esses detalhes são importantes para uma boa arquitetura.

Arquiteta Vanessa Gaião

Bibliografia: “A Arquitetura da Felicidade” Alain de Botton

Nenhum comentário:

Postar um comentário